Unhas fracas: entenda este problema

Você sofre com unhas fracas, que quebram nas pontas e que tem muitas rugosidades ou irregularidades?

Pode ser que você esteja apresentando a Síndrome das Unhas Frágeis.

 

O que é a Síndrome das Unhas Frágeis?

Uma síndrome que afeta principalmente mulheres, em que notamos um amolecimento da unha, geralmente acompanhado de descamação nas pontas. Temos a impressão que o esmalte não dura na unha, pois logo começa a descolar nas pontas.

 

O que NÃO fazer em caso de Síndrome das Unhas Frágeis

Muitas pacientes desejam resolver o desconforto das unhas frágeis rapidamente, e optam por métodos que podem piorar a fragilidade das unhas a longo prazo.
Vou explicar um pouco sobre dois métodos que NÃO indico em caso de síndrome das unhas frágeis: as bases fortalecedoras e esmaltação em gel.
As “bases fortalecedoras” contendo formol (nome técnico: formaldeído) prometem “endurecer” a unha e costumam ter um valor acessível, mas não são indicadas no caso da síndrome das unhas frágeis, e frequentemente acabam piorando o quadro.
Podem provocar descolamento da unha, alergias em volta da unha e mesmo alergia em outros locais, como olhos e boca. Por isso, muita atenção com seu uso, pois você pode estar piorando a saúde das suas unhas.
 
Outra maneira que muitas pacientes procuram para disfarçar o efeito das unhas frágeis é a esmaltação em gel. Nesse procedimento, uma profissional aplica várias camadas de esmalte e usa uma lâmpada que emite radiação ultravioleta (UV) para endurecer o esmalte. Assim, a unha adquire uma aparência mais forte, e a esmaltação costuma durar mais tempo, até semanas.
Mas toda solução fácil cobra seu preço: a remoção do esmalte em gel costuma ser muito agressiva para as unhas, e acaba removendo camadas da própia unha, e não apenas o esmalte. Com menos camadas, é natural que a unha se torne cada vez mais fraca e “mole”. Por isso, não indico esmaltação em gel para pacientes com síndrome das unhas frágeis.
 
Por último, tenha cuidado com uso de suplementos para melhora da pele, cabelos e unhas.
Isso porque estes suplementos que são vendidos sem receita médica costumam ter um pouco de todas as vitaminas, mas em doses muito baixas, que não são capazes de tratar uma verdadeira deficiência de vitamina. A dose que costumo prescrever para tratar uma deficiência de vitaminas costuma ser 100 ou até mesmo 1000 vezes maior do que a dose presente nesses suplementos.
Além disso, o excesso de algumas vitaminas também pode piorar problemas de cabelos e unhas. Sempre procure um médico para o correto tratamento das deficiências de vitaminas.

 

Como é feito o diagnóstico da Síndrome das Unhas Frágeis?

O diagnóstico é feito através de um acompanhamento com médico dermatologista com experiência no tratamento das doenças das unhas.
Alguns exames são muito importantes para o diagnóstico dessa síndrome
– a onicoscopia, exame realizado no consultório do médico dermatologista, que possibilita uma análise ampliada do aspecto das unhas e de camadas mais profundas da unha
exames de sangue completos para avaliar problemas de tireoide, diabetes, deficiências de vitamina, entre outros
 

Como é feito o tratamento da Síndrome das Unhas Frágeis?

O tratamento da Síndrome das Unhas Frágeis envolve diversos aspectos, incluindo:
Mudança de hábitos diários (veja mais dicas abaixo)
Tratamento personalizado com produtos específicos para as unhas
Reposição de vitaminas de acordo com a necessidade de cada paciente
Medidas que você pode tomar hoje mesmo para melhorar a saúde de suas unhas:
Como conversamos, o uso de diversas substâncias pode deixar suas unhas mais frágeis. Por isso, comece hoje mesmo a adotar essas medidas no seu dia-a-dia:
Sempre use luvas para lavar louça, lavar roupa, ou fazer limpeza com produtos químicos – incluindo álcool, água sanitária e desinfetantes.
– Produtos como detergentes de louça são feitos para remover a gordura da louça, logo, também vão remover a “gordura” que proteje a nossa pele e as nossas unhas!
– Troque o remover de esmalte com acetona por removedores de esmalte sem acetona
Faça períodos de pausa na esmaltação para aplicação de hidratantes específicos para a unha
– Atenção na hora de digitar: evite “bater” as unhas no teclado, use sempre a porção inferior da ponta dos dedos
– Mantenha uma alimentação balanceada, rica em proteínas e vitaminas
A Dra Luciana Antoniolli tem experiência no tratamento da Síndrome das Unhas Frágeis e pode te ajudar a resolver este problema. Agende a sua consulta!
Vai ser um prazer te atender e te ajudar!
Dra Luciana Antoniolli

 

Dra Luciana Pavan Antoniolli

CRM-RS 44121

RQE Dermatologia 38365

Agende pelo Whatsapp 

Todos os direitos reservados ©  – Dra Luciana Antoniolli 2022